Meu avô já escutou Pearl Jam

Marcelo me apresentou Pearl Jam quando nos conhecemos.


E eu adorei as músicas.


Me lembro de estar na casa de madeira, durante a semana, lavando louça ou fazendo almoço, ouvindo uma sequência de músicas do Pearl Jam no notebook, e lá chegava meu avô pela porta dos fundos, me chamando. 


Eu já estava escutando há um tempo e as músicas da seleção do Youtube já não me agradavam, mas é como seu eu quisesse internalizar que aquelas músicas de bateria alta demais também poderiam ser legais. 


E quando meu avô chegou, precisei diminuir o volume para escutar o que ele tinha a dizer e para que ele escutasse minha resposta, afinal já estava ficando surdo. E após meia dúzia de palavras voltamos às nossas próprias coisas. 


Certamente esse encontro foi antes do derrame, numa época tão tão distante de meu avô vestir-se sozinho, sair de casa, atravessar a rua, abrir o nosso portão, percorrer a casa, subir um ou dois degraus e me chamar enquanto eu estava de costas. 


Ouvir Pearl Jam sempre me evoca essa memória. Na verdade não qualquer música deles, apenas as mais barulhentas. 


Obs: O ano era provavelmente 2015, eu não trabalhava de manhã, porque já havia saído da advocacia. Ainda não tinha sido nomeada para Defensoria (26/07/2015). Eu tinha as manhãs livres e me sentia na obrigação de limpar a casa e fazer almoço. Era preciso, meu pai havia acabado de se mudar, deixava 06 latas de cerveja diariamente pela casa, roupas, louça, um trabalho inesgotável.



11/08/2019 -  Dia dos Pais - Meu avô SEMPRE foi a pessoa que voltava da Igreja às 9h e já acendia a churrasqueira. O resultado era almoço sendo servido às 11:30h com as cozinheiras sendo apressadas em pleno domingo (dia que deveria ser de descanso), com todos já empanturrados de carne e minha avó reclamando que ninguém almoçava. Naturalmente eu passei a odiar domingos, porque passávamos das 7h às 17h na casa deles, nada para fazer. Sem contar que em algum momento passou-se a servir uma comidas requentadas da semana. Aí já era demais para mim. Hoje em dia, só almoçamos juntos em dias festivos. 



25/12/2019 - Natal -  passamos o fim de ano no Chile, fazendo revoluções. Meu avô ainda viajava. Nessa foto ele estava na rede da casa da minha prima Josiana. Depois começou a pandemia e ele nunca mais saiu de casa. 





03/05/2020 - não era dia das mães - aparentemente ele ainda ia para o fundo do quintal. Hoje ele anda pela casa agarrando-se aos móveis. E é um senta e levanta incessante.

Comentários

Postagens mais visitadas