Recebi um aumento hediondo!

Aumento de 100% (tabela abaixo).

Foi emocionante acompanhar o processo legislativo acontecendo! (Risos)


Aconteceu assim:

Izabela, a outra servidora, mensagem para mim na quinta-feira: 


-- Lília, sabe da votação que vai acontecer hoje, né?

-- Não.

-- Em que mundo você vive, mulher! Pessoal está articulando para nosso salário aumentar, a votação será hoje, e parece que vai passar.

-- Tá. O que eu preciso fazer? Ligar para meu primo deputado (SQN)?

-- Não precisa fazer nada, só se quiser acompanhar. Olha a tabela. Vou pedir te colocar no grupo (de whatsapp).

-- Essa tabela diz que eu vou ganhar R$ 8K. Quero!





E a tarde de quinta-feira foi de sessão da tarde acompanhando as figuras que compõem a Assembleia do meu estado. E me vi num apaixonamento pela figura mais cachorra do grupo: Janaína Riva (MDB).

Janaína Riva é filha de José Geraldo Riva, réu em mais de 100 ações na justiça por corrupção no MT e condenado em várias delas, perdeu a possiblidade de se candidatar então a filha assumiu seu legado.

Lúdio Cabral (PT) também esclarecedor e conciso em suas posições. Impressionante! Mas PT? Esperava menos... Preconceito meu.

Já o João Batista do Sindspen (PP) queria me convencer que o projeto de lei da Politec era impossível. Isso porque a jornada normal do médicos da perícia era de 24h de trabalho para 72h de descanso, mas se trabalhassem por 12h e descansassem por 36h não haveria efetivo suficiente. Para mim era a mesma coisa. Para ele, não, mas apenas porque ele (e os médicos) tinham outros interesses envolvidos além da matemática.


Minha lei deveria ser votada em dois turnos que poderiam ser no mesmo dia. Em primeiro turno conseguimos, mas a segunda sessão foi adiada para as 9h do dia seguinte. Um dos deputados alertou a casa: Não faltem ou se atrasem, temos projetos importantes a serem debatidos (foi aí que vi que a presença naquele emprego era opcional).

O grupo de whatsapp de servidores tinha informações de bastidores: nosso projeto não foi votado pois querem quórum para amanhã para projetos mais polêmicos. Me senti importante.

Por projetos polêmicos temos o exemplo colocar câmeras em policiais, assim as aborgadens seriam filmadas, o que evitará abusos ou só tornará a prova mais fácil (tanto para acusação quanto para defesa). Bom né? Não para alguns deputados. Farei uma lista deles e farei campanha contra. 

E na sexta-feira eu estava lá no link da assembleia antes mesmo das 9h, mas os deputados não. A sessão foi aberta pela Janaína Riva que após algumas declarações de outros deputados, suspendeu a sessão para 11h.

Enfim nossa lei foi aprovada por unanimidade às 12h! Salário aumentados para servidores da Defensoria e um sem número de categorias em ano de eleição. 

Nossa lei foi sancionada pelo governador às 22h no diário suplementar após líderes dos deputados do governo e oposição irem no gabinete do Mauro Mendes (Democratas) dizerem que não havia rusgas. O governador não estava ciente dessa cartela de possíveis servidores interessantes para sua reeleição que gozava de amplo carisma da Assembleia Legislativa.


Foi tudo muito apertado pois o prazo máximo de concessão de benesses era aquela sexta-feira, 180 dias antes das eleições. Senão, aumento só ano que vem.

Depois da "conquista" veio a fofoca: DPG atual, Clodoaldo, foi encurralado pelos servidores de Cuiabá para que assinasse o projeto naquela semana e mandássemos para Assembleia. Ele não queria assinar porque os servidores deveriam ter se organizado antes para conseguir recursos, não havia caixa para pagar a "plebe da Defensoria" (expressão dada por mim). Isso gerou até crise de ansiedade numa das servidoras da associação (que ainda não foi regularmente instituída, mas tem seus desenhos). 

E não porque o DPG tenha ajudado os servidores falaram em cada gabinete de deputado e deu tudo certo. Unanimidade! Bem mais fácil com carreiras menos volumosas como é caso da Defensoria. 



Nossa lei foi votada as 12h e cheguei levemente atrasada no meu trabalho disposta a pagar o lanche da sexta! Mas ninguém estava na mesma vibe que eu. Assessores falaram comigo: "Nosso salário aumentou, você viu? Cerca de R$ 700 de diferença. Você terá mofificação?". Sobriamente respondi que sim, a quem perguntou o valor respondi mais entusiasmada: R$ 3K. 

Um recado encravado aos Assessores: Vocês tiveram aumento porque a minha categoria foi atrás, a lei foi para mim, vocês vieram por tabela. 

Dessa forma, eu que ganhava cerca de R$ 1K a menos, ganharei quase R$ 2K a mais. 

Salário é a valorização da profissão. E estou um nojo.


O primeiro novo salário veio, ano que vem, quando eu tiver 8 anos de Defensoria será mais R$ 3K, e aos dez anos de Defensoria a estimativa (com as revisões gerais anuais) é de de R$ 20K de salário. O Leão come um bocado. Vou ganhar mais que o Marcelo.

O salário veio, e com ele a crise existencial de "o que fazer agora? Não preciso mais estudar para outros cargos."

A crise veio com tudo, mas esse será um outro texto.


Tabela do projeto de Lei dos Servidores da 

Defensoria Pública do MT. Sou classe D, nível III.




Lei 10.773 aprovada! 
Esperando minhas próximas progressões para nível E e F.



#Defensoria

Comentários

Postagens mais visitadas