Vó Rosa Quebrou o Esterno

Minha vó quebrou o esterno, em quantas partes não sabemos porque ela não quis fazer a tomografia. Ela tem medo da máquina e mesmo que for recomendada cirurgia ela não tem interesse em fazer. Depois de ter caído ao estender umas poucas peças de roupa ela acrescentou uma dor às suas dores. Dói para rir, tossir e chamar mais alto.

Meu vô há duas semanas aparentou ter tido outro derrame, depois o rosto melhorou e com a fisioterapia em casa ele está voltando a andar por conta própria. Mas para levantar-se pede ajuda de minha vó. Algumas vezes eles até caíram juntos porque ela tentou acompanhá-lo. Nesses fins de dia ela sente uma dor insuportável e toma ainda mais remédios.

Nessa semana um sobrinho veio vistá-los. Fez os almoços, ajudou meu avô com tudo o que ele pedia e livrou minha vó dos encargos. Nesses dias ela se sentiu muito bem.

Mas ela decidiu que o hóspede não estava bem em dormir no chão da sala e cedeu seu quarto e foi dormir na cama de casal com meu avô. A cama é pequenininha, daquelas menores que o tamanho queen. Noite passada foi relativamente bem, mas nessa noite meu vô dormiu de atravessado e, sem espaço para a parte inferior do corpo, minha vó com as pernas suspensas, por isso as dores e cansaço de hoje.

Já falei para minha vó não ajudar meu vô a puxá-lo do sofá ou da rede, dizer que ela está quebrada e sente dores. Ela assente, mas não faz.

Quando minha mãe chamou às pressas meu tio para ver como meus avós estavam há duas semanas decidiram que minha mãe ficaria durante o dia e a vizinha de 13 anos dormiria com eles pela noite.

Minha mãe diz que não liga em ter de comprar os remédios, fazer a comida, passar o dia. O que é mentira, pois antes ela fazia isso em menos tempo e já se sentia estafada. Meus avós dizem que já estão enjoados da menina. Minha vó diz que gostaria de alguém que fizesse o café preto (para ela não precisar requentar dois dias seguidos) e cortasse a banana do meu vô e pusesse o suplemento e nescau. Só isso, já a deixa cansada.

Ignoraram minha ajuda financeira e indicação de uma senhora para passar as manhãs pelo menos para um teste. O que eles parecem não entender é que cada ação que tomam gera repercussão na vida de quem está a sua volta, então deveríamos pensar juntos no que fazer, e não apenas impor as consequências.

Se eu pudesse dizer algo para minha versão idosa seria: você não está sozinha. Por isso pense em quem está a sua volta.

Obs: Sinto que eles querem de mim o que é mais precioso: meu tempo. Depois que você se organiza financeiramente o tempo é o bem mais precioso. Enquanto você é desorganizado, o dinheiro é mais importante.

07/11/2020


#vóRosa #memórias #2020

Comentários

Postagens mais visitadas