Notícias para o futuro



Acho que eu sempre quis olhar um assunto e dizer: “lembro-me de quando começaram a falar disso”, ou “acompanhei o início dessa ideia”, e despretensiosamente dizer: “achei que nem iria para frente”, quando na verdade, eu sempre quis que a ideia fosse amadurecida.

Acho que aconteceu hoje. Não é uma ideia que acompanhei do começo e agora virou notícia, mas um assunto que acho que terá soluções mais claras em dez anos.

A sementinha foi em 2020 quando o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni, anunciou que pretendia adicionar mais uma opção de tratamento à Covid-19 no município: administração de ozônio, pelo ânus.

A notícia parecia piada e foi tratada como tal, mas agora, quase virada de 2021 para 2022 vi no jornal que mamíferos tem trocas gasosas importantes pelo reto e um pesquisador quer propor alternativas a intubação. Eu já sabia que os olhos faziam respiração por osmose, mas interações semelhantes pelo sistema gastrointestinal, para mim, é novidade.

O pesquisador precisou matar uma série de animais para chegar a alguns resultados, mais tantos outros serão sacrificados. Não doeu pensar nas pobres vítimas, o que mostra que ainda não cheguei na etapa vegana de evolução.

Enfim, acho que essa é uma notícia para o futuro. 

Vamos ver se meu interesse pelo tema se mantém. 


Imagem: Fonte: Okabe et al., 2021


#notícia #ozônioterapia


https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2021/12/cientistas-investigam-se-mamiferos-podem-respirar-pelo-reto.shtml

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/08/04/quem-e-o-prefeito-que-quer-aplicacao-retal-de-ozonio-para-curar-a-covid-19.htm

Comentários

Postagens mais visitadas