Confess!





Fui à missa hoje, sinto que antes da cirurgia é preciso aprontar uma série de assuntos: refeições, férias, drenagens, estudos e também os assuntos religiosos. Não acho que ir a Igreja é necessário para falar com Deus, mas estar lá te põe numa caixinha blasè, porque é fácil não entender o que o padre fala e assim entrar no clima meditativo contemplativo.

Fui à missa, mas não fiquei durante toda a solenidade. Não tenho mais o condicionamento de ficar tantos minutos em pé, tantos sentados, tantos ajoelhados. Fui embora no começo da benção aos crismandos.

Minha crisma foi linda. Eu estava com uma camiseta vermelha como todos os jovens, inclusive meu irmão, meu vô entrou comigo (depois me deu R$ 50 de presente e fui no show do Victor e Léo), meus cabelos estavam muito ondulados e principalmente: não seria mais necessário ir semanalmente na catequese, era o fim desse compromisso de seis (SEIS!) anos.


Minha vó não vai mais a missa há anos, ela até iria um tempo atrás, mas parou de ir para “não deixar o Catonho sozinho”, ele parou de ir por conta da surdez. Desde então algum ministro da Igreja vem trazer a comunhão a cada duas semanas. O ministro da vez é um preconceituoso e chato, cito algumas das peripécias:

– Ele diz que santinhas decoradas de miçanga são consagradas ao Diabo. Por isso minha vó esconde aquela que ganhou de presente da vizinha cabeleira.

– Ele reza para que pessoas evangélicas se convertam ao catolicismo. Isso na frente da minha mãe e da Sofia que frequentam outra Igreja.

– Durante a época de COVID ele lamenta que pessoas se cumprimentem com soquinhos nas mãos. Ele diz que é um sinal agressivo.

– Ele exige ao padre que venha na casa dos idosos para confessá-los anualmente. E não pode ser só pecado novo, tem que ser pecado de desde quando eram pequenos. (Uma vez meu vô ficou preocupado por semanas porque não sabia mais o ato de contrição).


Eu não comungo desde os 18 porque não seguia, nem queria seguir, à risca os ensinamentos católicos. Mas minha vó nunca deixou de comungar e acha importante.


Então na missa eu só me perguntava: será que minha vó confessou talvez o maior dos pecados da vida dela? O pecado de não ter estendido a mão para uma jovem que dizia carregar um neto seu?

A namorada não assumida do tio Pituca não foi acolhida pelos sogros e depois foi expulsa de casa pelo pai. Criou sozinha a menina aos trancos e barrancos. 

É difícil ver duas pessoas que eu gosto tanto (minha vó e tio Pituca), serem os malvados e mal caráter da vida de outra pessoa. Cabe ao meu vô essa culpa também.

Mas pode ser que eles não vejam culpa em si mesmos e por isso não confessem seus pecados ao padre.


Após a confissão você recebe uma penitência de certa quantidade de ave-marias ou pai-nossos. A pena leva em conta a grandeza do pecado e a maturidade do pecador.


Existem situações que não se ajeitam nessa vida terrena, nem com muita oração e muita conversa, fica para uma próxima. A sonegação do filho/neto deve ser uma delas. 


Uma coisa é certa: é preciso reconhecê-las. Portanto, confess!




Imagem: Cersei e septã Unella em cenas Confess!

Série de televisão Game of Thrones, atrizes Lena Headey e Hannah Waddingham


#vóRosa #tioPituca




Comentários

Postagens mais visitadas