Dentes






Desde sábado meu avô estava com diarreia, e na terça o levamos para tomar um soro. No dia seguinte estava com energia e acordou às quatro da manhã para tirar molde da dentadura, mas o horário era hoje. Então chegou o dia e o levamos no Seu Toshiro. Foi meio fácil e meio difícil: o vô tem dificuldade para andar, precisa se concentrar muito e precisa de muita força. E como ele precisava dos dentes debaixo foi dessa falta que extraiu o combustível necessário para andar uns poucos passos.

Rapidíssimo foi atendido e estávamos prontos para voltar. Antes, uma paradinha no Panelão para comprar um relógio. As orientações eram claras: fundo escuro e números grandes, senão dois velhos não enxergam. Achamos um quadrado, de fundo azul e números brancos que parece brinde de farmácia. Pode dar certo para a vista, mas ultimamente, não são de durar os relógios. Minha mãe disse na loja: “tem algum made in Brazil? Os made in China duram dois dias, só.”

Mas o que quero contar é da história da dentadura: nesse tirar e por ansioso do meu vô, ele derrubou a prótese debaixo e ela quebrou em duas partes. Isso acontece, mas meu vô conseguiu ainda perder uma das partes. Pensávamos que não teria conserto a contento, mas Seu Toshiro disse hoje que o conserto dele fica como novo. Fica para próxima.

A dentadura quebrada foi feita de graça no clube dos idosos, durou mais de dez anos, com certeza. Durante os últimos dias meu vô estava usando a dentara velha, da época do sítio, mas ela machuca as gengivas.

A dentadura do Toshiro é cara por causa dos materiais de boa qualidade. Fica pronta amanhã, e com o desconto a vista ficará R$ 800.

Na volta meu vô contou da Noite Negra: Uma velha não tinha os dentes há muito tempo, até que deu certo agendar uma dentadura. De tão ansiosa ela pediu emprestado os dentes da minha vó para ver como ficaria.

A história acaba sem sabermos se minha vó emprestou ou não os próprios dentes. 

É uma crônica, não uma narrativa.




Obs: Primeira obra: Spain, Sculpture, Wood, 2010, hiperrealistic, LAUREANO GISCA - https://www.artelista.com/en/artwork/2731556635407136-toothlessoldman.html


Grant Wood, American Gothic (1930), Art Institute of Chicago


Rembrandt, Bust of an old woman at prayer,  1629-1630


Não localizei descrição para dar os créditos -  

https://pt.dreamstime.com/trajes-japoneses-tradicionais-ukiyo-e-%C3%A9-um-formul%C3%A1rio-original-da-pintura-japonesa-tradicional-tem-uma-identidade-cultural-forte-image139896692


Banguela, filme Como Treinar o Seu Dragão (2010)


#vôCatonho #avós

Comentários

Postagens mais visitadas