Feliz dia de Finados

Fomos visitar o túmulo da Vó Valéria. Dessa vez deu certo. Da primeira vez não achamos, estava sem plaquinha de identificação. Dessa vez foi fácil. Tia Mayra explicou: pela entrada principal do cemitério, seguir a esquerda, perto das árvores. 

O túmulo está forrado de cerâmica, não tem casinha para velas, não tem foto. Só a plaquinha patrocinada pela funerária com o nome e datas de nascimento e óbito. Não tem nenhuma frase ou passagem bíblica. É alto, suspeitamos que foi feito para caber outro caixão por cima da vó Valéria, ou para ninguém sentar. 

O cemitério está todo decorado com flores nos túmulos, trazidas pelos parentes que resolveram visitar uns dias antes do fervor do dia 02/11, ou que resolveram deixar bonito exatamente pelo mesmo motivo.






Tinha gente lavando os túmulos dos parentes, o que me lembrou da história que a vó Rosa conta da Iracema.

Iracema era casada com o Pinote e são vizinhos da tia Carola e do Tio Lelo em Nova Andradina/MS. Pinote dava umas “pinotiadas” por aí com outras mulheres. Quando morreu, a herança foi dividida entre os filhos em comum e com aqueles fora do casamento. Iracema não se conformava com o fato de que o filho mais velho e o de dois anos da outra tenham recebido os mesmos quarenta mil reais. Tentei explicar para minha vó que o filho menor nunca teria pensão alimentícia e precisava mais do que o mais velho, mas não me deram razão. Enfim, uns dias antes do dia de finados Iracema ia lavar o túmulo do Pinote. Lavava, mas dava vassouradas no túmulo de tanta raiva que a fez passar.

Outra história da Iracema é que ela e tia Carola estavam catando jabuticaba no pé e a Iracema caiu e quebrou a perna. A gente tira sarro da tia Carola dizendo que ela quem empurrou a amiga. Tia Carola ficou tão nervosa que não sabia o que fazer, não soube ligar para alguém, foi chamar outra pessoa na rua para acudir.

Tia Carola está fazendo uma festa de 90 anos nesse fim de semana. Festona, com direito a aluguel de chácara, lembrancinhas, fotos com dezenas de familiares. Até parece que tia Carola debocha do dia de finados fazendo uma festa em que comemora mais um ano de vida. 

Certa ela, quanto mais bem vivida a vida, mas ela é sentida no dia de finados e senti falta da vó Valeria hoje.








#vóRosa  #vóValéria  #vôCatonho #avós

Comentários

  1. Onde está escrito Iracema, na verdade é tia Linda, esposa do tio Lando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas