MARIAZINHA

 AMÉLIA BERNARDES E FREDERICO CACEFO TIVERAM OS SEGUINTES FILHOS:


Mariazinha, Carola, Olga, Brígida, Virgínia e Helena;

Ernesto, Didio (Luiz), Paulo, Orlando.

Dois morreram ainda muito pequenos, um antes e um depois do Catonho.


Didio (Luiz), solteiro a vida toda, com um parafuso a menos, aloprado pelos sobrinhos, morava com o Paulo e meu vô.


Mariazinha


Mariazinha iria se casar aos vinte anos com o “Santin”. Nona Mélia saiu numa manhã para a cidade e lhe trouxe um cobertor. Carola também iria se casar em breve com tio Lelo, e a mãe lhe trouxe também um cobertor.

Mas trouxe um cobertor de seis contos para Mariazinha e um de dois contos para Carola. Ao chegar em casa ouviu tia Carola esculachá-la: “Eu vou me casar com trinta anos, a Mariazinha com vinte, eu trabalhei dez anos a mais nessa casa e ganho um cobertor de dois contos? Mariazinha vai casar com o rico e eu que vou casar com o pobre, por isso ganhei esse cobertor?”. Nona Mélia seguia acanhada pelos corredores daquela casona de quatro quartos e duas salas enquanto tia Carola chorava suas mágoas atrás da mãe. Os cobertores eram visivelmente de qualidades diferentes. A história termina com nona Mélia perguntando ao marido: “Paulo, quando você vai na cidade?”, dali dois dias estavam os dois na cidade e nona Mélia com um cobertor de seis contos para a Carola também.

E o cobertor de dois contos?

Ficou com d. Rosa que nem filha era, mas já era casada com seu Catonho.


Mariazinha ficou casada por uns quarenta anos, até marido resolver se separar. Ela não queria o divórcio, queria menos ainda que a nova namorada do Santin dirigisse a ranger que ele tinha. Via tudo isso da janela de seu apartamento no Paraná. Morreu dali uns anos de infarte, e as más línguas culpam o viagra.

Santin tinha mais três irmãos homens, mas como a mãe era meio adoentada (da cabeça), não conseguia fazer o serviço da casa. O pai fazia a comida e os meninos cuidavam da casa e das roupas (inclusive passar a ferro de carvão). Por esse motivo tio Paulo desgostava dele, "faz serviço de mulher". Meu vô que não ligava, já era mais bem quisto pelo Santin. 

Mariazinha teve três filhas. A primeira delas chamava-se Sandra e casou-se com um hippie. Eles faziam artesanato para vender na praia e moravam numa casa de pedra a beira do mar de Santa Catarina sem eletricidade. Logo que a Maíla nasceu ela cansou daquela vida e separou-se do hippie. Depois teve gêmeos com o segundo marido. 

O sobrinho do Santin era prefeito de uma cidade próxima e morreu num acidente com a família. O carro caiu da ponte dentro do rio na época da chuva. 



The Last Gleanings, 1895, Jules Breton


#vóRosa #vôCatonho #avós


Comentários

Postagens mais visitadas