Seu Catonho anda infeliz




Seu Catonho anda infeliz. Desde jovem era alcoólatra e costumava beber pinga no fim do dia, jantar e dormir. Costumava ir para cama antes das seis. Havia épocas do ano em que o sol ainda estava alto no céu.

Visito-os (d. Rosa também) perto das 16 h, e semana passada quando prometi-lhe cortas as unhas, me esperava no sofá e disse que eu tinha chegado atrasada pro meu serviço. Ele provavelmente já queria deitar-se. Ontem, cheguei no meu horário usual e ele já estava deitado há uma hora. Não para uma soneca vespertina, mas já para o turno da noite com rivotril e tudo (caneca d’água e latinha e tapete para eventual xixi). Perguntei para minha mãe porque ela pingou, porque não mentiu pondo apenas três gotas, em vez de onze. Ela disse que certas vezes ele já passa o dia bravo porque diz que minha mãe não pingou certo, imagina se ela realmente não pingar.

Seu Catonho só quer dormir, e reclama quando não consegue. A geriatra passou um antidepressivo, ele não sabe que toma, não deu tempo de fazer efeito ainda. Reclamações variadas permanecem.
Meu vô só quer dormir porque não cultivou muitos hábitos na vida. Ele costumava ter horta, mas agora não se interessa mais. Faz tempo que ele não gosta mais de assistir jogo, acho que como minha vó diz: eles não entendem mais a TV. Talvez o noticiado não obedeça ao ritmo mais lento natural da senilidade. Assistem à missa diariamente, que tem o mesmo script há oitenta anos.

Mês passado, antes de a Edineia passar a dormir na casa deles de segunda a sexta-feira, num dia que meu vô esteve muito agitado e incomodado consigo mesmo, minha mãe dormiu lá. Disse que ele acordou umas dez vezes, uma vez pediu coberta, noutra remédio, noutra só queria se virar e não conseguia.
Quando a gente diz que um idoso volta a ser um bebê a gente custa a compreender que quando eles chamam não atuam com a mesma racionalidade de um adulto que foi, é um processo lento de aceitação e menos amável.

Seu Catonho expressa sua tristeza pela raiva. Ele sente dores também, mas não aceita nada além de remédios para amenizá-las. Canabidiol é praticamente proibido no Brasil, e muito caro. Meu avô expressa sua infelicidade pela raiva, e por não querer sentir, prefere dormir.





Sinop/MT, 04/07/2021.

#vôCatonho #avós


Comentários

Postagens mais visitadas