Tia Olga


Não conheço muitas pessoas da família do vô Catonho, mas hoje minha vó falou da tia Olga e achei que ela valia a lembrança.
Não conheço muitas pessoas porque meu vô era dos mais novos e os mais velhos foram fazendo suas famílias mais cedo, morrendo mais cedo também.

Tia Olga é um pouco mais velha que seu irmão Antônio e sempre foi meio adoentada dos rins. Vomitou as três gestações inteiras. A primeira filhinha tinha problemas nos rins e foi hospitalizada aos sete anos. A enfermeira disse que tia Olga não poderia acompanhar a filha durante o tratamento, só fazer visitas. Na primeira noite a menina gritou pela mãe enquanto ela percorria o corredor comprido. Difícil dizer como tia Olga não voltou para ver a menina, outra época, de mais rigor. No dia seguinte ela contou que a menina nem ligou para ela, provavelmente estava muito dopada. A menininha morreu dentro de sete dias, chegou a usar um rim artificial até.

O segundo bebê era o Cid. Novamente uma gestação em que a mãe não comia, o que comia vomitava, ficou fraca, resolveram trocar de médico. O médico disse que tia Olga não poderia manter a gestação e fez uma “raspagem”. Dali alguns dias voltaram ao médico e o marido dela, Joãozinho, disse: “você não fez raspagem coisa nenhuma, o bebê está vivo!”. O médico devolveu o dinheiro e dispensou a paciente.

Algum tempo depois nasce o Cid, com uma cicatriz na cabeça. Sempre que ele aprontava a mãe dizia: “Com você ninguém pode, nem o médico conseguiu te tirar!”. E como o mundo dá voltas é esse o filho, quase abortado, que cuida dela na senilidade.

Para o terceiro filho de tia Olga não há histórias.

Na família do meu vô todos se parecem muito fisicamente, são esguios, altos, rosto retangular, comprido. Tia Olga tem Alzheimer, diabetes, precisou cortar uma das pernas, provavelmente é surda. Meu vô é parcialmente surdo, teve um derrame e vários outros micro-derrames. Enquanto isso, Carolina, tia Carola, surda e a avoada (como todos os Cacefo ficam), balança-se enquanto o almoço não fica pronto.

#vôCatonho #avós

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas