Nome de vó

Meu nome é Lília, sem “n”, tal qual minha bisavó. Meu pai resolveu me dar esse nome porque gostava muito da avó dele. Ele foi o primeiro neto por isso foi quem mais teve contato com ela. 

Minha vó materna chama-se Rosa porque sua avó estava doente no ano de seu nascimento, 1938. Sua prima Rosa foi nomeada assim pelo mesmo motivo.

Minha bisavó materna chamava-se Nona Nica (Antônia). A paterna, que não conheci, chamava-se Nona Mélia (Amélia).

Meu avô, casado com minha vó Rosa, chama-se Antônio, mas é conhecido por Catonho.

Meus avós paternos chamam-se  Valéria e João Alberto.

Meu primo chama-se Luiz Federico, que é o nome dos dois bisavôs (Luiz, casado com a Antônia e Frederico, casado com a Amélia).

Vó costuma se chamar Antônia, Francisca, Maria… E depois lhe colocam apelidos.

Já eu que nasci, com um nome mais moderninho, fiquei só com o nome mesmo, sem apelidos. 

Quer dizer, foi somado ao Maria, para ficar mais sonoro.

Lília Maria. Agora sim, parece um bom nome de vó. 



Aqui uma foto de uma jovem com nome de vó numa cidade de pedra no Uruguai (2018).

Comentários

Postagens mais visitadas